Como ter ideias para escrever: 7 dicas verdadeiramente imbatíveis

Como ter ideias para escrever? Como evitar o famigerado bloqueio criativo que atormenta 10 entre 10 produtores de conteúdo? Será que existem técnicas, verdadeiramente eficazes, para garantir ter sempre uma ideia nova a cada dia? 

A resposta é sim. É possível garantir que a cada dia um novo conteúdo surja como que magicamente na sua folha em branco. Mas desde que você atente para algumas técnicas, consideradas infalíveis, para obter mais concentração e criatividade.

Na prática, estamos falando de um conjunto de técnicas que só exigem mesmo um pouco de disposição e boa vontade para fazê-lo sair do marasmo. Em suma, estratégias que acabam dando aquela forcinha para quem se vê às voltas com terríveis dificuldades para criar conteúdo. Confira logo abaixo.

1. Não ao estresse e à ansiedade!

Uma dica infalível para quem quer saber como ter ideias para escrever é manter-se sempre relaxado e livre de estresse. E aqui a dica é não ir com tudo na folha em branco. 

Ao contrário, tenha sempre um tempo para um cochilo ou uma saída ao ar livre. Com isso, você irá perceber que, ao voltar para casa, estará como que renovado. De fato, estará com a cabeça mais arejada e pronto para deixar que a criatividade o leve para novas aventuras literárias.

2. Use a tecnologia a seu favor

Quando falamos de tecnologia estamos falando de utilizar recursos como os sites para reescrever texto online, por exemplo. 

Com o uso destas plataformas, você poderá lançar mão de um artigo já pronto e reescrevê-lo com outras palavras de forma online. 

De fato, para muitos, isso é o chamado “pulo do gato”. É a maneira encontrada, por um sem-número de produtores, de utilizar o que há de mais moderno em inteligência artificial na atualidade a seu favor.

  1. Escreva diariamente

Quer saber como ter ideias para escrever todos os dias? Simples. É só fazer com que a escrita torne-se parte intrínseca do seu próprio ser. 

E, para isso, não tem jeito, o segredo é escrever, e escrever, e escrever, todos os dias. Desse modo, você fará com que o ato da escrita torne-se um fenômeno quase espontâneo e automático, como diversas outras necessidades fisiológicas do seu dia a dia.

4. Seja um leitor voraz

Ler tudo o que cai em sua mão é também uma dessas maneiras de saber como ter ideias para escrever todos os dias. 

Com a ajuda dessa estratégia, acredite, o céu será o limite na sua rotina diária com a escrita. Além disso, estará, de quebra, obtendo uma excelente bagagem cultural.

Ademais, um invejável vocabulário é o que de imediato surge a partir dessa rotina diária de leitura. E esta é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de garantir que o bloqueio criativo passe longe da sua rotina diária como escritor.

5. Use estratégias de escrita

Para garantir que a sua criatividade esteja sempre em dia, mantenha o hábito de resumir tudo o que lê cotidianamente. Desse modo, você estará exercitando a sua escrita e ativando determinadas regiões cerebrais ligadas à criatividade. 

Ademais, estará, de quebra, desenvolvendo uma nova habilidade a cada resumo concluído; certamente, uma ferramenta a mais nesse gratificante, porém muitas vezes difícil, universo da produção de conteúdo.

6. Atenção à sua saúde

Um estudo, concluído em 2020, e capitaneado por pesquisadores da clínica Mayo, no estado de Minnesota, Estados Unidos, levou a uma descoberta fascinante. 

Em suma, ele concluiu que há uma estreita correlação entre o volume da nossa massa cinzenta cerebral e a prática regular de atividades físicas aeróbicas.

Com isso, os pesquisadores se convenceram de que a atividade física ainda é o melhor remédio para aumentar o número de células cerebrais. Além disso, essa estratégia ajuda a oxigenar o cérebro e enviar nutrientes para todas as regiões do corpo; sem contar outros benefícios, não menos significativos, de um dos hábitos mais saudáveis dentre os recomendados pela ciência.

7. Mantenha uma rotina de filmes, séries e demais conteúdos

Por fim, eis aqui outra dica para quem quer saber como ter ideias para escrever. Em suma, mantenha uma rotina diária de filmes, séries, podcasts, entre outros conteúdos de entretenimento e conhecimento de um modo geral. 

De fato, apesar das polêmicas e controvérsias que giram em torno deles, ninguém tem dúvidas das suas eficácias; de que a cultura de massas ainda é a melhor ferramenta para quem deseja atualizar-se sobre tudo o que está mais em voga no momento. 

Desse modo, obviamente, a sua escrita agradece. E, ao final, tal rotina também lhe garantirá vários insights preciosos, que serão como o pontapé inicial de uma matéria ou blogpost.