Principais Tendências de Web Design 2023

É difícil fazer previsões precisas sobre as principais tendências de design da web para 2023 para criação de sites, pois o campo está em constante evolução e novas tecnologias e abordagens de design estão sempre surgindo. No entanto, aqui estão algumas tendências potenciais que podem moldar a direção do web design no próximo ano:

Sites mais interativos

Iniciaremos nossa lista com uma das maiores tendências do universo do web design – a interatividade. Claro, isso não é algo novo ou inesperado, principalmente  como uma das principais tendências de Web Design 2023.

O estado moderno das tecnologias (incluindo recursos de suporte ao navegador da Web) melhorou drasticamente. Portanto, podemos ver como essa tendência lenta mas seguramente está evoluindo para algo grandioso, mas significativo e se tornando um elemento integral do design do site, como um menu deslizante ou compatibilidade com dispositivos móveis.

A criação de uma experiência de usuário interativa em 2023 tem bases sólidas. É o que seu mercado-alvo espera de você. De acordo com os profissionais de marketing, o conteúdo interativo tem duas vezes mais chances de envolver um visitante do que o conteúdo estático.

É também o que o Google (o mecanismo de busca nº 1 do mundo) quer que você faça. Aposto que você já ouviu falar em Material Design, linguagem de design desenvolvida pelo Google há oito anos. Um de seus postulados é criar uma experiência de usuário significativa e intuitiva. Recursos interativos como barras de progresso, dicas de ferramentas, foco e efeitos de rolagem ajudam a fazer isso.

É o que você precisa para combater a concorrência e dar à sua marca uma chance sólida de sobreviver. A experiência interativa do usuário faz uma declaração forte e produz uma impressão poderosa no público-alvo. Multiplica o conhecimento da marca e intensifica a credibilidade, construindo uma forte identidade de marca.

Finalmente, é o que sua equipe de marketing precisa. A experiência interativa do usuário tornou-se um item obrigatório na luta pelos clientes. Ele tem uma capacidade única de criar comunicações personalizadas, aumentar o tempo de permanência e ampliar o engajamento – é o que as equipes de marketing precisam para aproveitar ao máximo as campanhas e estratégias.

Existem dois caminhos a seguir: você pode ir grande ou pequeno, mas não os dois. Caso contrário, você corre o risco de sobrecarregar os cérebros dos consumidores com muita ação, levando-os a sair o mais rápido possível. Vamos considerar várias subtendências em cada uma dessas direções.

Aqueles que querem crescer podem se beneficiar de:

  • Mundos 3D irrealistas imersivos
  • Gamificação
  • Peças centrais 3D abstratas
  • Exposições interativas de produtos
  • Para os mais conservadores, recomendamos focar nessas tendências:
  • Rolagem de zoom paralaxe
  • Cursores animados
  • Micro animações significativas

Gamificação

A gamificação é outra grande tendência a adotar em seu site. Embora não possa apresentar uma execução perfeita e sem erros, porque alguns navegadores ainda enfrentam problemas de incompatibilidade ou renderizam de forma diferente e inesperada elementos desenvolvidos por WebGL e Three.js que fundamentam a maioria desses conceitos; no entanto, todos estão obcecados com isso. O público-alvo se apaixona por isso porque tem um fator uau.

A melhor parte é que gamificação não significa apenas jogos. Também implica colocar recursos, mecânicas e elementos de interface do usuário em seu site. Portanto, está disponível para todos. Você pode encontrar facilmente a opção que se adapta à sua identidade de marca, orçamento, recursos da equipe e expectativas do mercado. Por exemplo, você pode optar por processos sofisticados de conclusão, questionários, quebra-cabeças, mapas interativos e infográficos.

Exibição Interativa de Produtos

Se você não tiver um grande orçamento ou os recursos avançados da equipe de tecnologia, poderá adotar exibições de produtos interativas ou animadas.

Os displays interativos de produtos beneficiam a marca de várias maneiras. Eles mantêm os visitantes envolvidos, criando um sentimento sutil, mas poderoso, de descoberta e dando motivos sólidos para escolher você em detrimento de outros, permitindo que os usuários explorem o produto e seus recursos. Eles também deixam uma impressão duradoura, fazendo com que os clientes em potencial voltem e se convertam.

Para seguir essa tendência, enfeite a exibição do produto com efeitos de foco ou sobreposição, hipermovimento, transições sofisticadas ou animações lúdicas. No entanto, tenha cuidado com muitos detalhes, desordem e sobrecarga de imagem, pois eles podem estragar tudo.

Rolagem Parallax Zoom

Parallax está conosco há anos. Vimos o seu pior e o seu melhor. No entanto, nunca para de evoluir e progredir. Vários anos atrás, testemunhamos técnicas de paralaxe horizontal e vertical usadas para criar excelentes experiências de narrativa em dois eixos famosos. Este ano, ele ultrapassa os limites. Espere que ele explore uma nova dimensão, o eixo Z, e traga uma sensação de profundidade ao jogo.

A chamada rolagem de zoom parallax é uma nova tendência. Já vimos como algumas grandes marcas o adotaram. Eles levam seus visitantes a uma experiência única, onde a exploração do site acontece por dentro e por fora. Esse excelente movimento tridimensional deve ser reproduzido para acompanhar esse mainstream.

Micro animações significativas

Levar a usabilidade para o próximo nível não termina com o renascimento das dicas de ferramentas. Ele continua com micro animações significativas – uma tendência que está em alta atualmente.

As micro animações que já conquistaram um nicho específico se tornarão mais significativas e impactantes em 2023. Embora ainda sejam deliciosas e divertidas, elas se concentrarão na experiência do usuário, usabilidade e maneiras de melhorar ainda mais a plataforma da web.

Os casos de uso para essa abordagem são numerosos:

  • Eles podem guiar os usuários por meio de suas interações com um site
  • Eles podem sugerir a direção certa
  • Eles podem esclarecer elementos confusos tornando a exploração do projeto intuitiva e agradável
  • Eles podem fornecer feedback visual
  • Eles podem exibir as alterações com mais clareza
  • Eles podem tornar os elementos de navegação cruciais mais proeminentes
  • Considere como o setor de comércio eletrônico já o colocou em funcionamento usando micro animações para fornecer uma visão dinâmica curta, porém concisa, do produto.

Por último, mas não menos importante

Os recursos interativos têm uma capacidade única de evoluir e progredir rapidamente. Um dia é apenas um cursor de mouse customizado, no dia seguinte já tem um rastro. Portanto, manter a mão no pulso das coisas é crucial.

A experiência interativa não é a única tendência massiva na esfera do web design. Maximalismo digital, claymorfismo, estética dos anos 90, cores vivas, provas criativas de mídia social, tipografia integrada, inclusão e outros também são jogadores proeminentes nessa arena. Vamos considerá-los um pouco mais de perto.

Saúde do site como parte do design

Mostrar a integridade do site para os usuários é importante por vários motivos. Primeiro, permite que os usuários tenham uma compreensão clara do status atual do site e de quaisquer possíveis problemas que possam estar afetando sua experiência. Isso é particularmente importante para sites nos quais os usuários confiam para tarefas essenciais, pois ajuda a evitar frustrações e garante que os usuários possam concluir suas tarefas sem problemas.

Além disso, a exibição de informações de integridade do site pode ajudar a criar confiança com os usuários, demonstrando transparência e compromisso em manter a confiabilidade do site. Se os usuários estiverem cientes de quaisquer problemas que possam estar afetando o site, é mais provável que tenham confiança no site e estejam dispostos a continuar a usá-lo.

Além disso, a exibição de informações de saúde do site também pode ser benéfica para o proprietário do site, pois permite identificar e resolver rapidamente quaisquer problemas que possam estar afetando o site. Ao rastrear e exibir o status de diferentes componentes do site, é mais fácil identificar onde um problema está ocorrendo e tomar medidas para corrigi-lo. Isso pode ajudar a minimizar o tempo de inatividade e garantir que o site esteja funcionando de maneira ideal.

No geral, mostrar a integridade do site aos usuários é importante para manter a satisfação e a confiança do usuário e garantir o bom funcionamento do site.

Eai gostou de saber mais sobre algumas Principais Tendências de Web Design 2023?