O Shockwave Flash não está respondendo?

O Adobe Shockwave é um plugin do Flash utilizado para exibição de jogos e vídeos no navegador. Importantíssimo para quem vê filmes, ouve músicas ou joga na Internet, costuma ser notado apenas quando se torna uma dor de cabeça: ao parar de funcionar, ele interrompe a exibição no Youtube, games no Facebook deixam de responder e a experiência do usuário na Internet é prejudicada.

Entenda por que esses problemas acontecem no seu computador e como resolvê-los no Google Chrome , Mozilla Firefox ou Internet Explorer.

Por que o Shockwave para de responder?
Habitualmente, o Shockwave pode parar de responder por dois motivos: erros na configuração de seu computador ou conflitos entre plugins, que são mais comuns. Os componentes Active-x dos plugins podem ser incompatíveis ou conflitantes, e isso interrompe o funcionamento dos conteúdos em Flash.

Como fazer o Shockwave voltar a funcionar?
A primeira coisa que você deve fazer é descobrir se esse problema está ocorrendo em todos os navegadores ou em apenas um navegador específico. Para essa verificação, você deve realizar o teste básico:
Teste básico

Passo 1. Abra um navegador. Na barra de endereços, e acesse: adobe.com/shockwave/welcome. Observe se a animação do Flash está sendo exibida. Se ela for exibida, você não tem um problema nesse navegador;
Passo 2. Repetir os passos 1, 2 e 3 nos outros navegadores.

Se acontece em apenas um navegador específico, busque nesse tutorial a sessão correspondente ao navegador com problemas. Se é um problema que acontece com todos os navegadores, tente os seguintes passos:

Passo 1. Desinstale o Adobe Flash Player Active-X e todos os plug-ins, depois reinstale o Flash Player e o Adobe Shockwave. Resquícios de versões anteriores podem estar gerando conflitos e impedindo que os browsers funcionem de maneira adequada;
Passo 2. Certifique-se de que você está usando a versão mais atual do plugin: get.adobe.com/shockwave e que todos os drivers de seu computador estão atualizados;
Passo 3. Reinicie seu computador. Repita o teste básico.

Está funcionando? Pronto, seus problemas foram resolvidos! Se ainda tem problemas e está usando um Windows, resta apenas testar os drivers de som, que também podem gerar esse tipo de conflito:

Passo 4. Abra o Gerenciador de Devices. Busque o Gerenciador de som. Anote o nome dele e desinstale-o;
Passo 5. Reinicie o computador;
Passo 6. Seu Windows deveria fazer o download e instalação automáticos do driver de áudio. Se isso não acontecer, faça o download manualmente. É só buscar o nome que anotou;
Passo 7. Repita o teste básico.
Google Chrome

Mais do que os outros browsers, o Chrome é particularmente suscetível a situações problemáticas de coexistência com o Flash. Isso porque o Chrome, diferente dos outros browsers, inclui uma instalação de Flash interna. Quando o navegador fica confuso e tenta utilizar ao mesmo tempo as instalações interna e do sistema operacional, o usuário vai notar um grande lag no browser, travamento temporário e, depois disso, todas as instâncias ativas de Flash pararão de responder. Para descobrir se o problema é causado por um conflito nas instalações de Flash:

Passo 1. Abra o Chrome. Na barra de endereços, digite “about:plugins”(sem aspas). Pressione enter;
Passo 2. Olhe a lista que apareceu e localize o plugin de Flash. Se ela indicar “Flash (2 arquivos), existe uma boa chance de que os seus problemas com o Flash seja um conflito entre as duas versões;
Passo 3. Clique no [+] Details, no canto superior direito da tela. Veja os detalhes do Flash. Provavelmente o usuário vai ver duas entradas, uma para a instalação interna do Chrome e uma para o Sistema Operacional. O usuário deverá desabilitar a entrada do Flash para Chrome, clicando em “desabilitar”;
Passo 4. Feche o Google Chrome. Reinicie o navegador e teste se tudo está ok acessando o adobe.com/shockwave/welcome.
Se por qualquer razão isso não funcionar, tente acessar a página adobe.com/shockwave/welcome usando o navegador no modo anônimo. Se funcionar, saberá que umas das suas extensões do Chrome é a origem do problema. Basta desabilitar uma a uma até encontrar a que está causando o conflito.

Mozilla Firefox
Para resolver os problemas de Shockwave no Firefox, primeiro certifique-se de que seus plugins estão atualizados para as versões mais recentes através do seguinte link: mozilla.org/pt-BR/plugincheck. Experimente, também, atualizar o seu navegador para a versão mais recente.
Se após esses passos o problema persistir, você pode experimentar restaurar o seu navegador. O recurso Restaurar Firefox pode resolver muitos problemas, restaurando o Firefox para seu estado padrão, salvando suas informações essenciais. Nota: Isso fará com que você perca todas as extensões e algumas preferências.

Para Restaurar o Firefox faça o seguinte:
Passo 1. Vá para o menu Firefox> Ajuda> Dados para Suporte;
Passo 2. Clique no botão “Restaurar o Firefox”;
Passo 3. Firefox irá fechar e reiniciar. Quando o Firefox estiver pronto, uma janela com as informações importadas será exibida. Clique em Concluir. Firefox abrirá com todos os padrões de fábrica aplicados;
Se isso não resolver, a origem do problema, nesse caso, pode ser os ad-ons. Para verificar isso, Inicie o Firefox em Modo de Segurança e acesse adobe.com/shockwave/welcome. Se o problema parar, desabilite add-on por add-on e teste até descobrir qual deles é o problema.

Ainda não resolveu? Pode ser conflito com a aceleração dos gráficos através do hardware. Experimente desativar essa opção no Firefox.
Passo 4. Clique no botão laranja Firefox acima ao lado esquerdo, e selecione Preferência (ou entre em Firefox> Preferências);
Passo 5. Na janela de opções selecione o ícone de Avançado e em seguida clique na aba Geral;
Passo 6. Nas opções exibidas, desmarque a opção ‘Quando disponível, utilizar a aceleração por hardware’;
Passo 7. Reinicie o Firefox.

Internet Explorer
Se é só no Internet Explorer que o Shockwave parou de funcionar, a primeira coisa a testar são os Add-ons. Alguns websites forçam a instalação de Add-ons e, às vezes, essas instalações são maliciosas e podem ocasionar problemas.

Para desabilitar os Add-ons:
Passo 1. Abra o IE. Clique em Ferramentas> Opções de internet no menu;
Passo 2. Clique na aba de Programas;
Passo 3. Clique em Gerenciar add-ons;
Passo 4. Clique em Add-ons currently running on Internet Explorer;
Passo 5. Desabilite o controle Active X.

Fonte: www.techtudo.com.br