Ficar por dentro das tendências da internet para 2021, ajuda a posicionar seu negócio em relação às novidades. Garantindo que, suas mídias sociais e site sejam atualizados de maneira atrativa para seus consumidores que buscam novidades.
Por isso mesmo, separamos várias informações úteis sobre as tendências que vão dominar as mídias em 2021. Ajustar seu conteúdo é sempre importante, para que seja possível agradar a todos os seus seguidores.
Algumas tendências da internet chegaram para ficar em 2021, haverá bastante mudança na forma como as pessoas usam as redes sociais e interagem. Confira alguns aspectos!
1. Fim da era de likes A era dos likes definitivamente chega ao fim em 2021. Essa é uma métrica que começou a perder força ainda em 2019, quando o Instagram escondeu o número de curtidas nas fotos. No entanto, foi necessário esse período de um ano para que as pessoas se habituem a utilizar outras métricas em relação ao engajamento com o conteúdo. Atualmente, o objetivo não é que os seguidores curtam a sua postagem, mas que eles façam comentários e salvem aquele conteúdo por causa da qualidade dele.
2. Aumento do foco nos conteúdos temporários O Stories e o Reels são provas disso. As marcas devem aumentar o foco na criação de conteúdos temporários. De modo que, isso aumente o engajamento de seu público em relação ao conteúdo postado. Essa é uma tendência que já era forte em 2020, mas que em 2021 se estabelece com maior poder.
Sendo uma aposta interessante para as marcas de todos os portes. Afinal, se o cliente deixa de seguir sua página ou não visualiza diariamente, ele ficará com a sensação de que está perdendo algo. Por isso mesmo, usar conteúdos temporários de forma estratégica na sua comunicação é uma ferramenta poderosa para atrair a atenção de compradores.
Tendo em vista que, as pessoas terão motivos para buscarem acessar sua página todos os dias. O que é muito positivo para sua marca, dentro de uma estratégia individualizada e bem montada.
3. Aumento no consumo de vídeos como uma das tendências da internet Em diversas plataformas, o aumento do consumo de vídeo vem chamando a atenção, se mostrando como uma tendência para 2021. Atualmente, já podemos observar a importância do YouTube, que hoje só não tem tráfego maior que o próprio Google.
Portanto, as marcas que apostam em vídeos de boa qualidade com conteúdo relevante tendem a se destacar. Um ponto interessante de ser analisado é que, ao longo de 2021 veremos muitas redes sociais novas se destacando, como aconteceu com o TikTok.
A nova rede social se tornou um fenômeno da internet durante a pandemia em 2020, agregando duas tendências: a de novas redes sociais emergentes e a de vídeos curtos. Por isso mesmo, ficar de olho nessas características que estão fazendo sucesso é importante. De modo que, sua marca possa atualizar a própria estratégia e garantir o máximo de eficácia em sua comunicação.
4. Uso de Brand Voice como estratégia Podemos entender brand voice como uma exigência por parte de certos públicos, para que as marcas se posicionem em questões sociais. Portanto, em 2021 é fundamental que a marca estabeleça seu tom de voz nas redes sociais, demonstrando por meio dessa estratégia quais são seus reais valores.
Justamente com o objetivo de se aproximar de seu público, mostrando verdadeiro interesse pelas causas sociais que são defendidas por essas pessoas. Empresas como Netflix, Natura e Magazine Luiza já estão usando essa estratégia e se destacam na interação com o consumidor nas redes sociais.
Este é um aspecto interessante para tornar a marca mais humana e acessível. Facilitando o processo de que o cliente efetivamente se identifique com a marca. Quando a estratégia de brand voice é usada com sucesso, a empresa se diferencia de seus concorrentes. Especialmente se recorrer a essa estratégia antes que os demais.
5. Brand activism Outra tendência que é interessante ser conhecida é justamente o ativismo da marca. É possível associar essa tendência a anterior, montando um plano estratégico muito mais convincente e interessante para a marca. No ativismo da marca, o objetivo é adotar causas com as quais a empresa se identifica, isso significa dizer que, é preciso de fato ser coerente.
O Bradesco recentemente levantou a causa da diversidade, a Bem & Jerry’s decidiu levantar a bandeira da sustentabilidade. A bandeira a ser levantadas por sua empresa, está diretamente associada a questões internas de crenças e valores da própria cultura empresarial. É fundamental levantar bandeiras que sejam coerentes, para que esse marketing de confiança seja bem executado. Tendo em vista que, incoerências nesse tipo de ação podem resultar em problemas sérios para a imagem de sua marca. Uma vez que, o consumidor tende a se sentir enganado quando a empresa emite um determinado tipo de mensagem e na realidade, não pratica as ações esperadas.
Por exemplo, no caso da diversidade, é fundamental que as agências do Bradesco reflitam essa diversidade. Caso isso não ocorra, naturalmente o cliente perceberá que existe uma falha ou uma tentativa de enganá-lo com um discurso que não é efetivamente praticado pela empresa.
6. E-commerce dentro das redes sociais A venda nas redes sociais é uma tendência não só para 2021, como para os próximos anos. Anúncios impulsionados, lojas virtuais, campanhas por meio de influenciadores são canais importantes para o crescimento da marca. De modo que, seja possível traçar estratégias de branding por meio das redes sociais, para angariar seguidores apaixonados pela marca. Além disso, a comunicação direta com o consumidor facilita a geração de identificação entre público e marca.
7. SEO invisível O próprio termo ainda é desconhecido por muitos. No entanto, o SEO invisível é uma forte tendência é que os produtores de conteúdo não terão que se preocupar tanto com as artimanhas de palavras-chave ao longo de 2021. Tendo em vista que, o Google deseja produtores de conteúdo que sejam capazes de efetivamente se comunicarem com os seres humanos que acessam a página.
Dessa forma, está usando sua inteligência artificial para compreender o comportamento humano, em função de minimizar o uso de SEO da forma clássica. Priorizando conteúdo que tenham qualidade, sejam bem escritos e possam efetivamente fazer a diferença na vida de quem os lê.
8. Conteúdos para dispositivos em áudio De acordo com a ComScore, mais de 50% das buscas já vão ser feitas por voz em 2020. Portanto, ao longo de 2021 veremos times de marketing se adaptando e muito provavelmente, investindo em podcasts e em material audiovisual.
Tendo em vista que, essas devem ser as formas de conteúdos mais consumidos ao longo de 2021. Portanto, as empresas que se atentarem a qualidade e buscarem construir esse tipo de conteúdo, terão bons resultados.
9. Atendimento ágil e humanizado O chatbot foi uma tendência para as redes sociais em 2020, justamente por agilizar o envio das informações para o cliente. No entanto, é fundamental que toda empresa invista em atendimento humanizado e focado na personalização da experiência para o consumidor.
É importante que ao longo de 2021, o cliente se sinta valorizado e bem atendido pela marca no seu contato. Justamente para que esse cliente se identifique e se sinta acolhido durante o atendimento. De modo que, isso possa reverter em bons números relacionados as vendas.
Portanto, o ideal é que sua empresa consiga efetivamente mixar as formas de atendimento ao cliente. Possibilitando o atendimento via chatbot inicialmente e em casos de necessidade, oferecer o atendimento humanizado, ágil e de excelente qualidade.
10. Conteúdo interativo uma forte tendência da internet Os conteúdos como gráficos, vídeos e imagens que permitem ao usuário clicar e navegar, são os que estarão atraindo mais os consumidores. Por isso mesmo, as grandes empresas estarão investindo mais em interação. Justamente por ter havido a percepção de que, os conteúdos interativos são aqueles que prendem mais a atenção do consumidor quando comparados aos conteúdos estáticos.
Muito embora seja indicado se atualizar, é fundamental ter um bom planejamento de marketing para identificar o que é uma tendência benéfica para sua marca. Uma vez que, algumas tendências podem ser adotadas com maior facilidade e qualidade que outras. Por exemplo, é muito mais simples adotar conteúdos em vídeo que adotar causas sociais com coerência. Portanto, antes de decidir adotar todas as tendências da internet para 2021 em seu negócio, é fundamental analisar quais são coerentes para o momento de sua empresa.
De forma que, a adoção de tendências seja uma modernização natural de sua empresa, que está investindo no próprio crescimento de forma contínua. Caso contrário, o que seria benéfico para a marca, pode resultar em um posicionamento totalmente equivocado e que não trará bons resultados.
Podendo desencadear até mesmo uma crise de imagem. Por isso mesmo, quando se fala em marketing digital e investimentos para seu negócio, é importante contar com especialistas na área. De modo que, sua comunicação com os visitantes de sua página possa ser coerente e trazer aproximação com o público.
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