Site Profissional: um investimento imprescindível para sua empresa

Ter um site profissional é um investimento inquestionável para seu negócio. Algo que foi fortemente percebido pelos empresários no cenário da pandemia.

Afinal, o país se viu obrigado a parar por uma questão de saúde pública. E quem já possuía um site onde fazia vendas ou divulgava seu negócio, continuou podendo usar essa plataforma para trabalhar e em alguns segmentos até aumentar o faturamento durante a crise.

Por isso mesmo, hoje vamos nos dedicar a falar um pouco mais sobre a importância de fazer um site profissional para sua empresa. Não só sob o aspecto de ser um investimento ou gasto, mas também sob o ponto de vista dos custos, manutenções, recursos e aplicações.

Todas essas informações foram levantadas com todo o know-how e experiência dos proprietários da Agência Webby, são informações bastante importantes e relevantes para você que deseja saber mais sobre criação de site profissional.

Quanto custa a criação de site profissional?

O custo de um site profissional é uma das primeiras dúvidas de quem está pensando em fazer este tipo de investimento. Cabe salientar que, o valor de um site profissional varia de acordo com o tipo de página que sua empresa terá, clique aqui e descubra quais são os tipos de páginas.

Quanto mais recursos o site tem, maior tende a ser seu custo. No entanto, é fundamental que a empresa avalie a relação entre custo e benefício antes de fazer os investimentos e identificar qual é de fato o tipo de site que atende suas necessidades.

Como por exemplo se o site é para divulgar uma empresa de consultoria, um escritório de advocacia ou engenharia, não é necessário a criação de um site e-commerce, pois nesses segmentos dificilmente a empresa venderá produtos ou serviços on-line, um site institucional com um determinado número de páginas que apresente a empresa, produtos e serviços de forma clara e correta é a melhor solução.

Geralmente os clientes não tem certeza sobre qual a melhor plataforma, tipo de site, recursos e aplicações, todas essas dúvidas são respondidas previamente antes do envio do orçamento, afinal cada tipo de negócio se adapta melhor a um tipo de site.

De nada adianta investir em inúmeros recursos se os mesmos não forem bem utilizados pela empresa. Os recursos ideais para cada negócio dependem diretamente das características da empresa, que deve considerar quais são seus objetivos ao investir em ter seu próprio site profissional.

De modo que esse aconselhamento resulte na criação de um site profissional com orçamento justo, possibilitando que esse investimento possa ser feito, independentemente de qual seja o porte de seu negócio.

Afinal, um site bem construído é responsável por alavancar os resultados financeiros de sua empresa. Portanto, até mesmo as menores empresas podem fazer esse tipo de investimento objetivando resultados, desde que se planejem financeiramente para tal.

Por todos esses motivos é recomendado que o orçamento seja feito com empresas sérias, bem avaliadas e principalmente conhecendo os clientes e o portfólio da agência web, pois o desempenho e resultado dependem da performance da empresa que desenvolve o site.

Toda empresa precisa de um site profissional?

Cada vez mais a resposta é Sim!

A internet e as compras online, compõem um universo que não pode mais ser ignorado pelos negócios offline. Não há como voltar ao mundo de antes da internet ou fingir que esse universo digital não existe.

É indispensável que todo empresário perceba que, deixar de investir no mundo online ou fazer a criação de site acaba representando perdas financeiras consideráveis, além de gradualmente sua empresa perder visibilidade e mercado para os concorrentes que estão na web.

Os clientes estão cada vez mais utilizando a internet para pesquisar sobre marcas, empresas, produtos e serviços. Quase todas as pessoas “dão um Google” para pesquisar quase tudo, por isso é fundamental ter presença online para ser encontrado.

Obviamente, é possível utilizar as redes sociais para marcar presença digital, no entanto, ter seu próprio site profissional garante mais autoridade nas pesquisas e estabelece mais credibilidade diante dos concorrentes.

Muitos clientes já procuraram a agência Webby, pois precisavam ter um site para fechar um determinado negócio, ou um e-mail corporativo para enviar propostas, pois os próprios clientes deles estavam cobrando uma imagem mais profissional, seja com um site, um e-mail com o domínio da empresa.

Pode parecer um detalhe, mas é grande a diferença percebida pelo cliente em receber uma proposta comercial com um e-mail corporativo e um e-mail mais comum como Gmail, Hotmail, Terra, Yahoo, Uol, entre outros.

Por esse e outros motivos é indispensável que as empresas façam esse tipo de investimento. Principalmente as empresas que estão buscando novos horizontes para obter um crescimento mais a médio e longo prazo. Quem deseja vender mais, tem no universo digital quase infinitas possibilidades.

No entanto, esse para sempre estar em evidência na internet é necessário que sejam feitos investimentos, em atualização, novos conteúdos, campanhas patrocinadas, impulsionamento nas mídias sociais, entre outros. Tudo isso garante que o site e as mídias sejam realmente atrativas e atualizadas, alcançando um número maior de pessoas.

De modo geral, investir em ter seu próprio site profissional de qualidade é tão importante quanto os investimentos que são feitos no visual da sua loja física.

A ideia é basicamente a mesma: organizar e deixar atraente para que o consumidor tenha desejo de comprar. Mas os cenários são diferentes e as técnicas também.

E isso requer justamente que a sua empresa busque uma boa agência web, para que seu site reflita a realidade de seu negócio, passando credibilidade e despertando o desejo de adquirir seus produtos e serviços.

Quando a comunicação do site não é bem executada, o visual e a falta de informações acabam dificultando a confiabilidade, fazendo com que o cliente tenha receio de efetuar a compra ou simplesmente desista.

O site profissional faz seu negócio crescer

Seja qual for o porte da sua empresa, é importante perceber que o site potencializa seus resultados quando ele é bem estruturado.

Um site bem construído com uma boa estética é a melhor forma de divulgar sua empresa. Contribuindo para que ela possa crescer, além de ter um rápido retorno sobre o investimento feito para criar e manter o site ativo.

E no caso do e-commerce, o site apresenta a vantagem de poder vender em horários nos quais a loja física está fechada, além disso, pode vender para todo o país. Quando a página começa a aparecer com maior destaque buscadores como o Google, ser reconhecida por entregar nos prazos, oferecer produtos de boa qualidade, com boas avaliações e sem reclamações, a tendência é que as vendas sejam crescentes.

Quanto investir em meu próprio site profissional?

Depende diretamente de seu objetivo e de disponibilidade financeira. Os custos podem variar de acordo com o porte de seu site.

O domínio por exemplo tem o custo fixo de R$40,00 ao ano se registrado no registro.br. O valor de uma boa hospedagem fica entre R$300,00 e R$400,00 ao ano.

Sobre o site simples institucional

É um site que possui as páginas necessárias para a apresentação da sua empresa. Atende grande parte dos segmentos que não precisam vender online. Geralmente possui até 10 páginas e todas as informações relevantes para o cliente e para os buscadores (Google).

As pessoas atribuem a palavra simples, por ser um site que não contém programação avançada, intranet e desenvolvimento de sistemas integrados.

Aqui na Agência Webby, trabalhamos com 2 planos: Integral e Mensal.

O plano integral não possui mensalidade. Fechamos o contrato com o valor cheio referente a criação do site, depois reuniremos as informações necessárias através do briefing e iniciaremos o desenvolvimento do layout.

Após as alterações, layout definido e site pronto, o cliente receberá um treinamento para aprender a realizar sozinho as principais alterações em seu site com total autonomia. Esse plano não inclui alterações mensais pela agência após a finalização do site.

O plano mensal é aquele que fechamos o contrato por um período x e o cliente pagará mensalmente as parcelas. O início do projeto é igual ao plano integral: contrato, briefing, desenvolvimento, alterações, layout definido e site pronto.

Após o site finalizado e no ar, você poderá solicitar a agência, alterações de banners, inclusões de notícias, alterações de textos e fotos, inclusão de documentos e arquivos, entre outros.

Você ainda conta com o nosso suporte para tirar dúvidas e auxiliá-los, recebe mensalmente um relatório Google de acessos e um cartão interativo para WhatsApp.

Os sites desenvolvidos possuem designs personalizáveis, amigável para SEO, responsivos, alto desempenho e velocidade, gerenciáveis e seguros.

Vale a pena fazer por conta própria?

Existem muitos pontos a serem considerados além da economia no investimento como por exemplo, a falta de experiência e falta de tempo.

Esses fatores acima irão fazer com que você precise dedicar bastante tempo para obter um resultado satisfatório. Além disso, a falta de profissionalismo pode se refletir no visual de seu site, que pode ter um aspecto relativamente amador, algo que é prejudicial para os negócios.

Se a página não tem um aspecto profissional, isso pode se refletir em poucos acessos ou poucas compras, justamente por ser um visual que não passa confiabilidade e faz com que as pessoas tenham receios em relação ao site.

Portanto, é fundamental que você avalie a sua questão financeira, faça uma lista de prós e contras e verifique o que pode ser feito.

É fundamental analisar todas as suas opções e verificar se realmente vale a pena, economizar dinheiro para montar seu site e investir seu tempo nele. Afinal, o tempo de um empreendedor é algo extremamente valioso para a empresa.

Contratar uma agência web ou um freelancer para fazer meu site?

Essa é uma outra dúvida com relação a criação do site profissional, quem contratar para executar a ideia? É fundamental levar em conta não só o orçamento disponível, mas outras questões.

Um freelancer experiente pode ser eficiente na criação de um site, em contrapartida, uma agência web tem um time de profissionais.

E por isso mesmo, a agência web quase sempre leva vantagem quando se trata de desenvolver um site profissional de alta qualidade.

Afinal, vários profissionais trabalham em conjunto nesse tipo de projeto, entregando o melhor daquilo que cada um sabe. E essas múltiplas contribuições são justamente o que fazem com que o site tenha um visual interessante, seja responsivo, tenha um bom desempenho e agrade aos empresários e clientes da marca.

Em todo caso, sempre vale a pena pesquisar profissionais freelancers e agências, observando a reputação e o portfólio de todos os envolvidos nesse processo. De forma que, a sua empresa possa realmente escolher alguém que seja capaz de tornar a ideia de seu site realidade.

As grandes vantagens na contratação de uma agência web, é oferecer maior agilidade na entrega do site, suporte, expertise, credibilidade, reputação, entre outros aspectos.

Custos de marketing de um bom site

É importante perceber que, para além dos custos de criação do  site, é fundamental investir em marketing. Caso contrário, o site pode ficar espetacular e não ter o número de acessos que justifique o investimento inicial.

Portanto, um dos custos de ter seu próprio site consiste justamente em fazer propaganda a respeito da página. Pois um site novo demora um certo tempo até conseguir relevância nos principais buscadores (Google) por diversos fatores como:

– Domínio muito recente – Conteudo recente (os robôs do Google podem levar até 1 mês para indexarem as páginas do seu site) – Grande Concorrência com as mesmas palavras chave e o mesmo segmento – Quantidade de Acessos (afinal um site que possui 15 anos tem muito mais acesso do que um site recém lançado)

É fundamental investir em ferramentas de marketing na construção do próprio site. O SEO e o marketing de conteúdos são imprescindíveis para que a página se saia bem em volume de acessos diários, atualizações e novidades.

Sendo dois investimentos que devem ser feitos desde o desenvolvimento do site para que ele performe bem, além de serem investimentos os quais seu negócio deve manter ao longo do tempo.

Um site nunca pode ficar com o SEO fraco/desatualizado, além de nunca poder deixar de investir em marketing de conteúdo. Um site com pouco conteúdo tende ficar cada vez mais longe das primeiras posições do Google (#ficaadica).

Portanto, é imprescindível que a empresa compreenda que mesmo após criar um site, os investimentos na página continuam sendo feitos para que ela tenha um tráfego qualificado e gere retorno.

O que é SEO?

SEO é uma técnica de otimização das páginas de um site, para que a página seja facilmente encontrada pelos potenciais clientes.

Quando alguém busca um conteúdo no Google, os primeiros links que aparecem como resultado orgânico são que estão melhores otimizados. Que em geral, apresentam boa qualidade de conteúdo para responder aquilo que foi pesquisado.

É óbvio que, toda página precisa ser bem otimizada para que as pessoas encontrem o seu site. Possibilitando o tráfego qualificado e orgânico na página.

Como tudo em seu site, o SEO de forma minuciosa em cada página, pesquisando diversos termos e agregando ao site o conteúdo mais relevante no momento. Para isso existem muitas ferramentas úteis que os profissionais de uma agência web utilizam, é um trabalho que deve ser feito de forma contínua.

Marketing de conteúdo

É fundamental que a sua página tenha um planejamento de marketing de conteúdo, para que o site seja atrativo aos olhos de possíveis consumidores.

É fundamental que o marketing de conteúdo seja parte de sua estratégia se você quer mais e mais resultados. Com esse investimento você encontra as melhores condições de atrair pessoas para a página, gerando tráfego qualificado.

Em geral, o marketing de conteúdo é uma estratégia pensada como parte de um planejamento de marketing digital para a sua marca. E é interessante ter uma agência ligada a esse planejamento, traçando estratégias exclusivas para o seu negócio e público.

Sendo este um investimento contínuo para que a página venda cada vez mais, aumentando também o reconhecimento por parte do público.

Como é a manutenção de um site?

Outro aspecto que geralmente causa dúvidas é com relação à manutenção do site. No início do universo digital, essas manutenções eram feitas por profissionais que programavam a página de forma manual, repleto de códigos complexos que poucos tinha acesso.

No entanto, atualmente já não ocorre somente dessa forma. Um bom site, construído por profissionais capacitados é fácil de ser atualizado pelo cliente.

A manutenção pode ser feita por qualquer pessoa interessada que tenha acesso ao dashboard (painel) do site. Portanto, é um processo relativamente simples e que não implica obrigatoriamente em altos custos.

Apesar disso, é fundamental que a página seja atualizada de forma constante ou ocasionalmente, e as atualizações sejam planejadas e bem executadas.

Afinal, de nada adianta investir uma quantia voluptuosa para montar o site e acabar com o visual da página ao errar nas atualizações.

As fotos publicadas devem ser de alta resolução, mas inseridas de tamanho leve no site, os textos bem redigidos e todo o conteúdo veiculado deve ser pensado de acordo com a imagem da marca.

A manutenção também tem um custo para a empresa, mesmo que um funcionário da empresa seja o responsável por fazer essa manutenção diária e outras atividades ligadas ao negócio.

E de nada adianta montar um site maravilhoso se a manutenção não cabe no orçamento, afinal, um site que não oferece novidades, acaba deixando de ser visitado pelas pessoas.

Por isso mesmo, parte do processo de investir em ter seu próprio site é entender que se trata de uma escolha de longo prazo. Que requer cuidados e manutenções tal qual é habitual fazer em sua loja física.

Manutenção de sites em WordPress

O WordPress é hoje uma das plataformas mais utilizadas para desenvolver sites. No site do WordPress consta que mais de 38% dos sites em todo mundo são em WordPress (sim, também fiquei chocado ao ler isso :o)

Acontece que, o WordPress é constantemente atualizado, evitando que a plataforma fique com o visual ultrapassado,  consertando bugs, possíveis problemas e adicionando templates e ferramentas cada vez mais incríveis).

O que possibilita uma infinidade de configurações, para que o site realmente represente o que a empresa deseja comunicar ao mundo. E para além disso, o WordPress é fácil de usar, sendo uma página bem intuitiva de configurar.

Algo que possibilita que a atualização do site seja feita pelos próprios funcionários da empresa, sempre que houver necessidade de realizar uma postagem.

O WordPress é super amigável para SEO, o que quer dizer que é naturalmente mais fácil otimizar um site em WordPress. Possibilitando que seu site seja facilmente encontrado por pessoas que estão fazendo buscas relacionadas ao tema de seu trabalho, por exemplo.

A manutenção do site deve ser fácil por vários motivos, sendo o principal deles a experiência das pessoas que visitam a página. Entre os objetivos da manutenção, podemos elencar:

  • Uma boa manutenção evita problemas mais caros de serem resolvidos;
  • A manutenção pode melhorar a otimização das páginas para os mecanismos de busca;
  • A manutenção é responsável por manter seu site sempre atraente;
  • Quando a manutenção é feita, isso maximiza o número de visitantes da página.

Se a sua dúvida é como fazer um plano de manutenção, frequência de manutenção e até mesmo se você precisa contratar alguém para essa atividade, nós temos algumas respostas a seguir!

Como montar um planejamento de manutenção de site?

A manutenção de sua página pode ser feita por uma só pessoa de sua equipe ou por todos. É importante definir quais são as pessoas envolvidas para que o processo fique o mais organizado possível.

Após definir e delegar as funções aos envolvidos, é hora de desenvolver um documento compartilhado com todos os profissionais para que a manutenção seja adequadamente feita.

O documento pode ser um simples arquivo compartilhado, desde que todos tenham acesso e entendam as informações, qualquer formato que permita isso será o suficiente.

O primeiro passo após o lançamento de seu site, é sempre checar se ele está funcionando como o esperado. É fundamental verificar o conteúdo, analisando erros e corrigindo.

Corrigir erros de ortografia e digitação, por exemplo, é um passo importante mesmo quando o site já está no ar. O ideal é que essa revisão seja feita por alguém que não escreveu a página. De forma que possíveis erros que passariam despercebidos por quem redigiu inicialmente a página, sejam realmente corrigidos.

Corrigir os erros é importante para que a otimização seja feita de forma adequada, evitando que pequenos detalhes atrapalhem o progresso de sua página.

Verifique a responsividade

É fundamental que o seu site seja responsivo, ou seja, abra em telas de diferentes tamanhos sem que fique com o visual desconfigurado.

Afinal, é difícil determinar qual tamanho de tela usado pelos visitantes que vão acessar seu site. Por isso mesmo, é importante que ele seja executado em diferentes tamanhos de tela.

É interessante checar com todos os dispositivos que estão ao seu alcance, acessando a página pelo celular, notebook, tablet e até mesmo computadores de diferentes tamanhos de tela.

Confira como está a navegação em cada dispositivo, acesse diferentes páginas e verifique como tudo funciona. Se a página está apresentando erros ou é lenta para carregar, significa que existem problemas a serem corrigidos.

Verifique o preenchimento de formulários

Outro cuidado importante da manutenção é preencher os formulários. É provável e natural que seu site tenha campos a serem preenchidos, seja para capturar e-mails ou concretizar a compra de seu cliente.

Por isso mesmo, é fundamental que os responsáveis pela manutenção possam checar se as inscrições e preenchimentos de formulários realmente podem ser finalizados.

Caso os formulários estejam com erros que não são percebidos por sua equipe, isso pode significar resultados ruins. Afinal, o ideal é que todo site construa um banco de dados a respeito de todos os visitantes.

De forma que isso possa ser usado nas campanhas de marketing para promoção da própria página.

Portanto, o ideal é que todos os formulários possam ser preenchidos, formando o banco de dados da empresa para facilitar a comunicação com o público.

É importante também que, nessa manutenção a equipe verifique possíveis erros de links quebrados na página.

Justamente para que todos os cliques sejam convertidos para o local certo, garantindo bons resultados para a empresa. Quando o link está quebrado, a tendência é que isso frustre o processo de navegação pela página, podendo até mesmo arruinar uma venda.

Passada essa rotina de primeiros testes em seu site, é hora de combinar com a equipe de manutenção as atualizações e cuidados com segurança das informações cedidas por seus clientes.

A segurança da página é uma grande responsabilidade

A forma como as empresas lidam com os dados dos clientes, é uma questão cada vez mais importante para a reputação das marcas.

Os vazamentos de dados são tão sérios, que o Brasil lançou a Lei Geral da Proteção de Dados, que indica a maneira como as empresas devem tratar os dados de seus clientes. Sendo responsabilidade de cada negócio proteger essas informações.

Afinal, quando dados são roubados por hackers, o problema pode ser catastrófico para a vida do cliente. Que pode, por exemplo, ter seus dados usados para compras em valores elevados, sujando o nome do cliente que, em muitos casos, sequer sabia que seus dados estavam sendo usados.

Por isso mesmo, toda a segurança do site deve receber manutenção constante, sempre visando melhorias de maneira que possam manter os dados mais seguros. Para te ajudar, iremos elencar alguns pontos que precisam ser vistos nas rotinas de manutenção.

Backups frequentes

Uma das medidas de segurança de seu site é fazer backups frequentes. A depender da rotina de uso do site, o ideal é que o backup das informações seja diário.

Se o servidor falhar, o site for invadido ou algum erro for cometido pela equipe na hora de atualizar, o backup será o responsável por evitar a perda de dados.

Por isso, além de fazer o backup diariamente, é preciso conferir semanalmente se o backup está ocorrendo como foi programado para ser feito.

De maneira que, todos os dados estejam armazenados em nuvem, protegidos por toda a segurança necessária. Caso a empresa precise de seu backup, não terá qualquer sufoco na hora de utilizar.

É indispensável se certificar a respeito da segurança do local onde seu backup está sendo armazenado. Caso o local de armazenamento não seja seguro, você pode ter dificuldades de utilizar as informações desejadas ou até mesmo sofrer algum tipo de vazamento dos dados.

Portanto, é interessante recorrer ao backup para nuvem, desde que a nuvem seja confiável. O backup para um HD externo, por exemplo, pode ser problemático.

Afinal, o HD pode ser danificado, roubado e até mesmo perdido. Sendo mais interessante recorrer ao backup em nuvem nesse caso.

Para sua segurança, atualize o tema e plugins do site

Um site desenvolvido na plataforma WordPress é recomendado que seja atualizado dependendo da versão de temas e plugins.

Todas as atualizações de software são por si só, uma forma de proteção para os sites que usam a plataforma.

A atualização costuma ser prática e tomar apenas alguns minutos, sendo extremamente importante para que seu site seja mantido em boa performance, com um visual atraente e total segurança para seus usuários.

Além de melhorar a segurança, as atualizações frequentes costumam melhorar o visual do site, contribuindo positivamente para a experiência de quem o visita.

Use senhas complexas e faça varreduras em seu banco de dados

Outros dois cuidados importantes em relação à segurança de seu site, é o uso de senhas completas e a adoção de varreduras em seu banco de dados.

As senhas usadas para acessar o site e fazer as manutenções periódicas, nunca devem ser simples. Quanto mais complexa é a sua senha, menores são as chances de sua página ser invadida.

Além disso, as varreduras periódicas em seu banco de dados são importantes para que os dados sejam organizados. Essa otimização deve ser feita periodicamente, visando manter apenas os dados que podem ser usados por sua equipe, como por exemplo, e-mails verdadeiros.

Diretório administrativo e firewall

É indiscutível que os diretórios administrativos de seu site são áreas mais vulneráveis. Por isso, você pode proteger essa área de sua página com um firewall.

O firewall pode e deve ser aplicado no diretório administrativo, bem como em todo o site, garantindo a elevação da segurança.

Um firewall funciona como uma barreira adicional de segurança, dificultando a ação de hackers que desejam invadir sua página.

Além disso, o firewall protege seu site de outros problemas que são ruins e burocráticos de resolver. Portanto, o ideal é sempre investir nessa camada extra de proteção.

Manutenção do marketing de seu site

Outro fator de seu site que deve receber manutenção constante é o marketing da página. Por isso mesmo, é interessante fazer o investimento em contratar uma agência que possa cuidar da manutenção de seu site.

Os responsáveis pela manutenção devem se atentar ao planejamento, visando adotar estratégias que aumentem o número de pessoas que visitam a página diariamente, ou seja, aumente o tráfego.

Durante o ano é importante que seu site seja divulgado, usando diferentes plataformas e estratégias, justamente para que mais pessoas conheçam a página. Fazendo com que o investimento mensal feito na página, traga retorno para a empresa.

Cada negócio terá a sua própria estratégia personalizada, pensada para atrair o público-alvo de sua marca. E isso implica em desenvolvimento de conteúdo, otimização da página, divulgação em redes sociais, patrocínio de links e muitas outras estratégias.

Toda página deve recorrer aos recursos de divulgação pagos e também aos orgânicos. De maneira que o marketing digital seja pensado para atrair pessoas continuamente.

Gerando sempre o aumento no tráfego, garantindo que o tráfego qualificado gere renda para seu negócio a partir de seu site. E isso vale não só para os sites que são e-commerce, como também para os sites institucionais.

Se o seu site é institucional, é fundamental atrelar a ele um blog que dê a marca mais autoridade em seu segmento. Quando a empresa tem autoridade perante seu público-alvo, a tendência é que as pessoas procurem essa empresa para efetuar compras e contratações no universo offline.

Portanto, os investimentos mensais em marketing para sua página devem ser feitos, independentemente de qual seja o seu tipo de site.

Sempre procurando especialistas em marketing digital que possam realmente entregar resultados a respeito de seus investimentos, garantindo maior visibilidade para sua marca no universo digital.

Revise anualmente sua estratégia na web

A estratégia de divulgação de sua página pode ser montada a cada ano, pensando a longo prazo para evitar perder prazos e deixar de divulgar em períodos comemorativos, por exemplo.

No entanto, a mesma estratégia de divulgação não pode ser usada em 2020 e 2021, pois as situações mudam e sua comunicação deve mudar também.

Um exemplo muito claro disso é a pandemia, em janeiro de 2020 nenhum conteúdo foi pensado considerando esse cenário. No entanto, todas as empresas precisaram se adaptar e falar sobre esse tema com seus clientes.

Seja para avisar que as entregas estavam normais, para fazer promoções fora de época ou qualquer outra finalidade.

As empresas precisam se comunicar através de seus portais com os clientes, considerando as situações adversas e muitos outros fatores. Por isso, é fundamental ter uma estratégia a cada ano, sempre percebendo o que precisa ser mudado com mais agilidade.

Ter flexibilidade e um bom planejamento em seu marketing é indispensável para atingir resultados. Garantindo que a comunicação sempre será efetiva, deixando seus clientes cientes sobre todas as informações as quais eles precisam ter acesso.

Se a comunicação é pensada para o ano inteiro, sem ter brechas para novas ações ao longo do ano, seu negócio pode perder oportunidades incríveis.

Atualização do layout do site

Com o uso da internet cada vez mais frequente, é natural que design de sua página seja influenciado por isso, e requeira atualizações constantes.

De tempo em tempos é importante avaliar o visual de seu site e fazer algumas mudanças no design, de forma que sua página seja vista como uma marca que se preocupa com a questão estética.

É óbvio que não se trata de uma mudança profunda em todo o visual da empresa, no entanto, as atualizações de fontes, mudança de layout e algumas modernizações são importantes e necessárias.

A atualização pode ser feita a cada ano por exemplo. Sempre considere o tráfego e seus hábitos para que a navegabilidade da página seja favorecida. Deixando um visual bem bonito e moderno, além de ser uma página intuitiva e fácil de encontrar tudo que o consumidor procura.

As partes que recebem mais cliques em seu site merecem total destaque, contribuindo para que os acessos resultem em vendas ou em contato com a empresa. Sempre atualize pensando no seu objetivo com seu site, além de considerar também o conforto do público ao usar a página.

Quando a página é intuitiva, as categorias são fáceis de acessar e os produtos são rapidamente encontrados, a tendência natural é que você venda mais.

Além disso, a atualização demonstra que sua marca se preocupa com a experiência dos consumidores, que poderão usufruir de um design moderno e arrojado, que é agradável aos olhos de quem navega pela página.

Compatibilidade com navegador

O site precisa ser compatível com os principais navegadores utilizados por seus clientes, como o Google Chrome, Opera, Mozilla, Internet Explorer e Safari.

Em muitos casos, o site funciona perfeitamente no Google Chrome, mas apresenta desempenho ruim em outro navegador. O que pode resultar em uma experiência negativa para algum cliente.

Por isso mesmo, é fundamental testar periodicamente a compatibilidade e fazer todos os ajustes necessários. Para que o site funcione de forma impecável em todos os principais navegadores.

É importante testar não só a navegabilidade em seu computador, como também usando os diferentes navegadores de celulares. Para garantir de fato que, o site sempre irá abrir da forma correta, sendo rápido e fácil de usar para atrair mais cliques e novos negócios.

Quanto custa a manutenção mensal da página?

Entre os valores praticados no mercado sobre manutenção mensal depende diretamente da quantidade de atualizações e necessidades do website em média os valores ficam entre R$150 e R$2.000, a depender da complexidade de atualizações.

Os sites maiores requerem atualizações constantes, tendo um profissional dedicado a esta função. É interessante nesse caso, terceirizar a função de manutenção para uma agência especializada.

Além disso, a agência especializada também leva vantagem ao oferecer para sua página, a expertise de vários profissionais que podem contribuir como equipe para as manutenções.

Por isso mesmo, é vantajoso financeiramente e estrategicamente entregar a manutenção do seu site para uma equipe especializada.

Que será capaz de obter resultados com relação à qualidade do site, segurança e tráfego. Evitando ter que manter na empresa um funcionário inteiramente dedicado somente a esta função. Além de pagar um bom salário, seria preciso pagar todos os encargos trabalhistas desse colaborador.

E dependendo de qual seja o tamanho de seu site, as atualizações não são trabalho suficiente para manter um colaborador ocupado por 8 horas diárias. Outro motivo que faz a contratação de uma agência ser vantajosa é que a manutenção e as estratégias de marketing serão executadas por um mesmo time de profissionais.

O que elimina ruídos na comunicação e alguns problemas que podem dificultar a execução desse tipo de trabalho, como ter profissionais que discordam entre si na maneira como conduzir o trabalho, gerando atritos e dificuldade de atingir um consenso benéfico para a página.

Quanto mais profissionalismo houver na condução de sua página, melhores são os resultados obtidos.

Dar a devida manutenção é indispensável

Alguns empreendedores que estão iniciando nesse processo de ter o próprio site, acabam desvalorizando a manutenção da página, por acreditarem ser algo dispensável.

Essa é uma conduta equivocada, pois a manutenção é indispensável para que o site funcione corretamente. Além disso, a manutenção feita frequentemente evita problemas mais caros.

Quando o site não é atualizado, ele está muito mais exposto a uma invasão, por exemplo, sendo algo difícil de resolver e muito mais caro. Portanto, de forma geral, a manutenção atua de maneira preventiva.

Sendo algo positivo para sua empresa, que não deve ser encarado como um custo e sim como um investimento. Afinal, o site estará em pleno funcionamento e trazendo novas oportunidades de negócios a cada dia.

A manutenção preventiva é uma forma de economizar a longo prazo, garantindo que todos os problemas serão mais facilmente resolvidos em sua página.

Revise os conteúdos

Com o passar do tempo, é importante revisar todo conteúdo que foi veiculado por seu site. Em muitos casos, produtos saem de linha, a visão da marca muda e o conteúdo precisa ser revisado.

Sem essa revisão, é possível que a página perca consistência, o que passa uma imagem prejudicial do negócio para os clientes.

O ideal é que periodicamente, todo o conteúdo postado seja revisado. De forma que, toda inconsistência possa ser eliminada, deixando o seu site mais organizado e coerente com a imagem que a marca deseja para si.

A revisão dos conteúdos também deve ocorrer buscando links que possam estar corrompidos, afinal, uma parte da otimização de SEO é utilizar links externos. E por isso mesmo, é natural que com o tempo, esses links deixem de funcionar e não direcionem o visitante para a página correta.

Para evitar que o usuário tenha qualquer tipo de decepção, é indispensável corrigir esses erros, colocando novos links internos que realmente funcionem. Além de sempre conferir possíveis erros gramaticais.

As correções são indispensáveis para uma página que transparece seriedade e faz com que o cliente queira permanecer acessando o conteúdo.

Quando investir em ter o próprio site profissional?

Para dar início a criação e desenvolvimento do site profissional, é necessário um investimento mínimo referente a compra do domínio, contratação da hospedagem e os custos para iniciar o projeto até sua finalização, seja através do plano mensal ou do plano integral.

Um site é como ter um funcionário que venderá para sua empresa 24 horas por dia, todos os dias do ano. O que faz com que esse investimento seja rentável e baixo comparado ao incrível custo benefício.

Se o objetivo é montar um e-commerce, cabe analisar se o seu negócio tem capacidade de entregar os produtos com agilidade, parceria com marcas, redes de cartões de crédito, logística adequada, suporte e toda a qualidade que satisfaçam os clientes.

Tudo isso é pensando para evitar clientes frustrados, que naturalmente ficam com uma imagem negativa de seu negócio e atribuem uma nota baixa e podem acabar com a sua reputação em questão de pouco tempo.

Portanto, é fundamental que o site seja um investimento planejado e que você cote orçamentos com empresas sérias sempre olhado os trabalhos, depoimentos e reputação. De maneira que a criação da página possa ser feita prezando pela máxima qualidade, visando ofertar uma boa experiência para cada cliente.

Todos os valores citados variam (e podem variar muito)

É interessante reafirmar que, os valores anteriormente citados em relação a manutenção e criação de site profissional são cotações que usam as médias de preço de mercado.

No entanto, cada especialista em criação e manutenção de site tende a cobrar um valor que corresponde ao serviço prestado.

Cada profissional ou agência web tende a trabalhar de uma forma, além de existirem diferentes maneira de enxergar as soluções que um site pode oferecer para seu negócio.

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Equipe Webby