O Facebook continua com a missão de revolucionar o mercado de publicidade e marketing digital. Já é notório para a empresa que uma venda não se faz com apenas um clique. Por isso, com a nova ferramenta lançada nesta terça, chamada de Conversion Lift Measurament, as agências e clientes podem analisar a taxa de conversão de maneira mais precisa, inclusive as conversões offline. Neste artigo vamos explicar detalhadamente como funciona, assim como mostrar o que você precisa para começar a utilizá-la.
Para Fábio Prado, fundador da Ad Results, trata-se de funcionalidade bem bacana pra mensurar mais precisamente o ROI de campanhas. Antes da implementação da nova ferramenta, ele já costumava alertar ao público sobre a conversão. Em sua palestra no Search Masters Brasil, ele afirmou que o mercado dá muita importância ao “last click”, ou seja, quem realmente marcou o gol de fato.
Grandes empresas e lojas virtuais possuem vários investimentos em mídia, passando por Google, Facebook, marketing de conteúdo e até mesmo mídia offline. Com isso, se tornou obrigatório fazer e entender a jornada do consumidor que pode ser impactado por um anúncio no Facebook, rever novamente em um outdoor e converter no Google ao buscar pelo produto.
Sem dúvida alguma o Conversion Lift Measurament vai mudar a maneira de pensar em publicidade e quebrar de uma vez por todas as barreiras do tradicional e do digital. Afinal, saber de onde veio a conversão é um problema que sempre existiu, mesmo quando as mídias eram apenas rádio, impresso e TV.
Como o Facebook vai medir a conversão
Para solucionar o problema, o Facebook irá permitir que você crie grupos de testes dentro de um mesmo público alvo, ou seja, você vai poder monitorar tanto as pessoas que irão ver os seus anúncios quanto um grupo que não os verá e analisar suas conversões de maneira isolada.
Antes de lançar ao mercado, várias empresas do mundo testaram o novo sistema. A Open Colleges da Austrália conseguiu mensurar um aumento de 95% de consultas online e 12% em matrículas offline. “Pela primeira vez, fomos capazes de ver exatamente o efeito que o nosso investimento em anúncios no Facebook tinha sobre matrículas – mesmo que alguém não tenha clicado em um anúncio. Agora, sabemos exatamente quais anúncios do Facebook estão nos ajudando a matricular mais alunos”, afirma Kevin Lynch, Diretor de Marketing da Open Colleges.
Infelizmente, no momento, esta é uma funcionalidade acessível somente para quem tem grandes investimentos de anúncios no Facebook. Se este é o seu caso, você pode solicitar essa implementação com o seu gerente de contas.
By Adnews