David Pogue, especialista do Yahoo Tech, dá cinco dicas que todas as pessoas devem seguir para evitar hackeamento de contas – sejam elas de e-mail, rede social ou até mesmo do banco. Você faz tudo certinho?
1 – A primeira dica parece ser bem simples, mas é útil para muitas pessoas: não escolha uma senha fácil. Por muitos anos a senha mais utilizada no mundo foi “password” (senha, em inglês”. Isso mesmo. E por isso muitas pessoas foram hackeadas. Ou seja, seja criativo nessa hora tão decisiva. Nada de colocar sequência fácil de números, seu nome, data de nascimento ou palavras simples. Inove, será bom para você, pode apostar.
2 – Outro erro que parece banal, mas é repetido à exaustão: não use a mesma senha para todas as suas contas. OK, é mais fácil de não se perder em um mar de senhas desse modo, mas também facilita que suas contas sejam hackeadas – e o pior, todas de uma vez só. A dica para isso é mudar uma letra ou número que seja, se você quiser manter tudo parecido. Afinal, é parecido mas pelo menos não é igual.
3 – Forneça suas informações! Geralmente as redes sociais ou contas de e-mail pedem seu telefone. Isso é realmente útil e uma forma muito eficaz de proteger suas contas. Primeiro porque se sua senha mudar, um aviso será enviado para você; segundo porque se você for hackeado também receberá um aviso; e, em terceiro e último lugar, algumas empresas oferecem fatores de hiper-segurança no momento da autenticação e isso envolve o seu celular. Portanto, forneça esse dado.
4 – Tome muito, mas muito cuidado mesmo com links que chegarem em seu e-mail com mensagens do banco ou de instituições financeiras. Esse tipo de mensagem sempre contém links que levam para sites fakes nos quais você necessariamente será hackeado se fornecer informações. Na dúvida, ligue para seu banco e notifique-o do ocorrido.
5 – Por fim, nunca pague por ajuda. Nunca mesmo. Os grandes sites e as redes sociais nunca te cobrarão por nenhuma ajuda. Ou seja, se o link estiver indicando algo como “coloque sua senha aqui para transferir o dinheiro”, não faça. O suporte técnico é gratuito e acessível sempre pelas páginas iniciais dos e-mails ou redes sociais, nunca por mensagens nada confiáveis. Fique esperto e mantenha sua senhas intactas!
Fonte: www.yahoo.com